O Intercâmbio

O principal elemento na promoção da paz e compreensão internacional é o contato com diferentes culturas. O mundo se torna um lugar amistoso onde aprendemos que todos os povos, independente de nacionalidade — desejam as mesmas coisas básicas: um ambiente seguro e confortável que permita uma vida enriquecedora e satisfatória para nós e nossos filhos. O Intercâmbio de Jovens oferece a milhares de jovens a oportunidade de conhecer pessoas de outras terras e experimentar sua cultura, plantando, assim, as sementes da compreensão internacional.

Desde 1927, estudantes e famílias anfitriãs no mundo inteiro expandiram horizontes e enriqueceram suas vidas por intermédio do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Administrado por Rotary Clubs, distritos e grupos multidistritais, o programa envolve anualmente mais de 8.000 estudantes e 82 países.

As primeiras viagens oficiais datam de 1927, quando o Rotary Club de Nice, França, iniciou intercâmbios dos quais participaram estudantes europeus. A interação entre clubes da Califórnia, nos EUA, e da América Latina começou em 1939, havendo as atividades se expandido em 1958 para o leste dos EUA. Em 1972, o conselho diretor do Rotary International resolveu recomendar o Intercâmbio de Jovens aos clubes do mundo inteiro como importante atividade internacional para a promoção da paz e compreensão.